• REFINARIA DE CABINDA ENTRA EM FUNCIONAMENTO NO DIA PRIMEIRO DE SETEMBRO


    Resultado de um projecto conjunto entre a estatal Sonangol, em parceria com a Gemcorp, será inaugurada a 1 de Setembro, por Sua Excelência o Presidente da República, João Lourenço, a Refinaria de Cabinda.

    A nova unidade de refinação, concebida para atingir uma capacidade total de 60 mil barris de petróleo por dia, entra em funcionamento com uma produção inicial de 30 mil barris diários. Entre os principais derivados a serem produzidos, destacam-se o gasóleo, o combustível de aviação, o fuel óleo pesado e a nafta, assegurando maior disponibilidade no mercado interno, a redução significativa das importações e a criação de excedentes com potencial de exportação.

    Com um investimento global estimado em 473 milhões de dólares, dos quais 335 milhões foram mobilizados por via de financiamento internacional, o empreendimento representa um importante passo no reforço da segurança energética nacional.

    Até ao momento, a Refinaria de Cabinda já permitiu a criação de 3.300 postos de trabalho directos e a capacitação de 700 quadros nacionais. Nos próximos meses, está prevista a formação de mais de 5.000 técnicos qualificados, reforçando o impacto socioeconómico deste projecto para a província e para o país.