• Ramaphosa Abre Indaba24 E Apela À Transição Energética Inclusiva


    "Os elevados preços da energia e de insumos influenciam negativamente o desenvolvimento da indústria mineira africana e o consequente contributo desta nas economias africanas, sendo um desafio a vencer conjuntamente", disse Gwede Mantashe, ministro sul-africano das minas e energia, na cerimónia inaugural do Mining Indaba 2024, a 05.02.24, na Cidade do Cabo.

    O Presidente Cyril Ramaphosa falou da importância da mineração para os países africanos e para a África do Sul onde emprega mais de 400 mil pessoas. "É preciso potenciar cada vez mais esse sector tendo em conta o seu impacto na vida das pessoas", referiu. Quanto à transição energética, defendeu que tem de ser inclusiva, "não deixando ninguém (nenhum país) para trás".

    O evento iniciou com a observância de um minuto de silêncio em homenagem ao finado presidente da Namíbia, Heige Geingob, falecido ontem.

    A 30ª edição do Mining Indaba decorre sob o lema: "Abraçar o poder da disrupção positiva: um novo futuro ousado para a mineração africana".