Um novo ramal de caminho-de-ferro para a transportação de combustíveis e gás, do Lobito à Província do Moxico, foi inaugurado, a 19 de Outubro de 2021, no Luena, pelo governador do Moxico, Gonçalves Muandumba.
Construído em aproximadamente 11 meses, com um custo estimado de 3 milhões de dólares, foi financiado pela Sonangol e possui uma extensão de 3969 metros.
O Secretário de Estado para Petróleo e Gás, José Barroso, participou no acto inaugural e explicou que o ramal trará "grandes benefícios” para as operações ligadas ao manuseamento e descarga de combustível, não só para a província do Moxico, mas para toda a região leste de Angola.
O governante assinalou a participação do Governo local, da Sonangol e do Ministério dos Transportes para a efectivação desta infraestrutura e cumprimento de um dos objectivos fundamentais do Programa de Desenvolvimento Nacional (PND) 2018-2021.
"A armazenagem e distribuição de combustíveis no Moxico é fundamental. Não é o única instalação na região Leste mas é a mais importante, pelo seu posicionamento geográfico e capacidade em termos de armazenamento”, sublinhou.
Já o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Martins, disse que a "obra serve para garantir maior segurança e eficiência dos serviços e aumentar a capacidade de transportação dos derivados de petróleo a custos mais competitivos e com impacto na economia da província e da região”.
Na ocasião, o Governador Gonçalves Muandumba, enalteceu o envolvimento da Sonangol e dos Caminhos de Ferro de Benguela na construção do ramal que vai fornecer o produto, bem como garantir a segurança na transportação e apelou para que essas estendam as suas acções a outros projectos sociais na província.