Foi na Huila que iniciou a primeira exploração de ouro, depois da independência", disse o Ministro Diamantino Azevedo, ao proceder a abertura, esta terça-feira, 26.10, do primeiro Seminário sobre Exploração de Ouro em Angola.
Informou que o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás "tem-se esforçado em tornar realidade as metas do PDN" que, reconheceu, "estão ainda aquém do previsto", razão que levou o MIREMPET a reunir as empresas que prospectam e produzem ouro "para avaliar o estado de implementação dos projectos e encontrar soluções".
O evento vai ainda, entre outros assuntos, reflectir sobre os procedimentos para a melhoria da comercialização de ouro, a criação de empregos para jovens e a avaliação da situação do garimpo.
Vinte e oito projectos estão licenciados para a actividade aurífera. Destes, 20 fazem prospecção e oito possuem títulos para produção, sendo que dois projectos mineiros já extraem o mineral estratégico de forma experimental.
O ministro espera que deste encontro de trabalho "saiam recomendações e orientações que incrementem a actividade aurífera em Angola". A vice-governadora da Huila Maria João Chipalavela fez as honras da casa, em representação do governador Nuno Mahapi Dala, tendo elogiado a realização do evento na cidade do Lubango.