A Sonangol apresentou, esta segunda-feira, 21, em Luanda, a lista dos 150 jovens selecionados no concurso SonaJovem 5.0, que encerrou o período de inscrições com um total de 17 906 registos. De acordo com a iniciativa, os projectos distinguidos constituem um activo estratégico para o futuro económico, tecnológico e social de Angola e a sua incubação bem-sucedida contribuirá significativamente para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do ecossistema de inovação nacional.
O SonaJovem 5.0 visa inspirar e promover o empreendedorismo jovem em Angola com o propósito de identificar, capacitar e acelerar ideias e startups inovadoras.
Nesta fase, os sectores mais procurados pelos candidatos foram Agricultura e Agroindústria (1.483), Telecomunicações e Tecnologia da Informação (1.070) e Educação, Pesquisa Científica e Inovação (778), Sectores estratégicos como Mineração, Petróleo & Gás (179) e Energias Renováveis (190).
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás referiu, na ocasião, que o número de candidaturas apresentadas chama à atenção sobre a necessidade de se realizarem mais acções do género e beneficiar outros jovens a contribuírem para o desenvolvimento nacional.
Diamantino Azevedo felicitou os seleccionados e alertou os mesmos sobre eventuais desafios que poderão enfrentar e apelou os actores da indústria petrolífera e mineira a engajaram-se neste movimento. "Quero dizer-vos com a franqueza de quem acumulou alguma experiência. Os caminhos mais difíceis são, quase sempre, os que nos levam mais longe. Os desafios à vossa frente não são poucos", reforçou.
Foi também oficialmente inaugurada a Incubadora SPACIUM-SonaJovem 5.0, no campus do ISPTEC, com condições operacionais, logísticas e pedagógicas para apoiar as iniciativas seleccionadas com mentoria, formação, assistência técnica e orientação para acesso ao financiamento.