• Projecto Da Refinaria Do Soyo Pronto Arrancar


    O Projecto da Refinaria do Soyo vai cumprir com a norma Euro 5 (reguladora de emissão de poluentes), de acordo com o CEO da empresa Quanten Angola, Segun Thomas.

    O responsável que procedia à apresentação do projecto ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e ao Governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, no dia 27 de Março, na cidade do Sayo, referiu que se trata de um investimento calculado em 3,5 biliões de dólares, devendo processar, na sua fase final, cem mil barris de petróleo por dia. Entre os "outputs" constam 40% gasolina e 30% gasóleo.

    A empresa pretende projetar construir, possuir e operar um terminal marítimo para atender a Refinaria, entrega de matéria-prima e exportação de produtos refinados. Respeitar a componente ambiental, construir todas infra-estruturas associadas ao projecto, tais como electricidade, água potável, tratamento de residuais, estradas, bem como estabelecer um desenvolvimento económico robusto e iniciativa para a zona do Soyo e Província do Zaire que está muito além do conteúdo local normal e Iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa.

    Em termos de empregabilidade, na fase de construção, o projecto vai contar com 3 mil empregos directos e durante as operações, mil empregos directos.

    Segun Thomas garantiu que as fábricas serão de empresas locais e os produtos serão produzidos localmente.

    No final da apresentação, o Director Geral da Agência Nacional Contra Minas, o Brigadeiro Leonardo Sapalo, procedeu à entrega de certificados de desminagem completa do terreno onde será construída a Refinaria de Petróleo.

    O Governador do Zaire considerou de muito importante e orgulhoso ter este empreendimento na província, porque "vai trazer emprego para a juventude e será ouro sobre azul”.

    "A empresa promotora da Refinaria do Soyo, um projecto essencialmente privado, respondeu a um desafio do Governo, para que olhasse a possibilidade de acrescentar no projecto a componente da indústria petroquímica, e nos foram mostrados os estudos em curso sobre a questão. Vamos aguardar pela sua exequibilidade” disse o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

    O Consórcio Quanten é uma sociedade de empresas que ganhou, em 2021, o concurso público internacional de investimento privado para construir e operacionalizar a refinaria do Soyo.

    É integrado por quatro empresas, sendo três norte-americanas (Quanten LLC, TGT INC e Aurum & Sharp LLC) e uma angolana (ATIS Nebest.