O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, inaugurou, esta quarta-feira, 26, o Projecto Diamantífero Industrial Chissema depois de ter passado, sucessivamente, por actividades artesanal e semi-industrial.
Localizado na Lunda Norte, o Projecto Chissema resulta das reformas para o subsector dos diamantes que o Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço implementou.
Diamantino Azevedo mostrou-se satisfeito por se tratar de uma parceria entre a Endiama e duas empresas nacionais, sendo o investidor principal um jovem empresário da região. O projecto emprega cerca de 1000 trabalhadores, maioritariamente, recrutados localmente.
O governante regozijou-se com todo processo realizado, desde a parte geológica, passando pela engenharia e culminando com a instalação do sistema de exploração.
No âmbito da responsabilidade social, o Projecto Chissema construiu uma escola de 12 salas, na localidade de Muxinda. O empreendimento foi igualmente inaugurado pelo Ministro Diamantino Azevedo, esta quarta-feira, 26 de Abril.
"As políticas traçadas pelo Presidente João Lourenço estão a resultar plenamente e também a trazer para o Sector empresários angolanos com vontade de fazer e com capacidade,” disse o Ministro.
As inaugurações foram feitas no quadro das "Jornadas comemorativas do Dia do Mineiro".