A Sociedade Mineira de Chinguvo, na Lunda Norte, recebeu o título de exploração mineira das mãos do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, durante a cerimónia de inauguração, esta quarta-feira, 27 de Abril.
Com uma área de concessão de 2340Km2, conta cerca de 400 trabalhadores e pretende investir mais de 15 milhões de dólares americanos, ainda em 2022, e aumentar a capacidade de tratamento para 40 milm3de minério, segundo o seu Director Bruno Pinheiro.
O Ministro, ao falar no evento, reiterou que "os recursos minerais são uma bênção", devendo os homens utilizarem-nos bem.
Na sua intervenção, que marcou a etapa final das Jornadas alusivas ao Dia do Mineiro, Diamantino Azevedo fez uma retrospectiva de todas actividade desenvolvidas nas províncias e localidade do pais.
Convidou os presentes no acto a visitarem o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo e as fábricas de lapidação que considerou "um orgulho para o sector e o país". "Poderão perceber o que é possível fazer para acrescentar valor aos recursos minerais", enfatizou.
Falando sobre as vantagens dos projectos inaugurados na Lunda Norte (Chissema e Chinguvo), realçou a inserção de jovens e apoio às comunidades adjacentes.
Por fim, agradeceu todos os trabalhadores do sector e os investidores, em particular, os do projecto Chinguvo que é uma sociedade comercial entre a Endiama e a empresa ESA.