A produção de chumbo em Maquela do Zombo, província do Uíge, pode arrancar em 2022, com uma capacidade inicial para produção de 500 toneladas por dia, informou o presidente da Glofack Comercial, Simão Lutumba, durante a visita do Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, a província do Uíge, esta terça feira, 30/11.
Os trabalhos para o arranque do projecto iniciaram há três anos, em parceria com a empresa chinesa Golden Fortune Mineral Service, e vai abranger as províncias do Uíge e Zaire.
Numa primeira fase, segundo o presidente da Glofack Comercial, "depois do arranque da primeira linha de produção, está prevista a implementação da primeira fábrica de processamento do minério e o emprego de três mil trabalhadores, entre angolanos e expatriados”.
"com a autorização do Ministério, estamos a trabalhar, para duas províncias - Zaire e Uíge -. O governo autorizou um volume de 50 milhões de dólares para o funcionamento de duas unidades fabris, dos quais 5 milhões já foram investidos”, declarou.
Simão Lutumba informou ainda que a produção destina-se a comercialização em mercado nacional e, ao nível internacional, à China e Dubai.
Na ocasião, Jânio Corrêa Victor enalteceu a iniciativa e recomendou aos responsáveis do projecto a trabalharem com as comunidades locais no sentido de proporcionarem emprego à juventude e a cumprirem as questões de impacto ambiental.
O Secretário de Estado visitou também a galeria do projecto, onde são recolhidas as amostras e constatou a presença de carbonatos e sulfureto, indicadores importantes para a presença de chumbo.