A reunião plenária do Sistema de Certificação do Processo Kimberley, realizada de 01 a 04 de Novembro de 2022, em Gaberone, Botswana, elegeu Angola para presidir a Comissão Ad-Hoc de Revisão e Reforma do Sistema de Certificação do Processo Kimberley para o terceiro ciclo.
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, indicou, no dia 4 de janeiro de 2023, o Secretário Executivo da Comissão do Processo Kimberley, Estanislau Buio, para exercer o cargo de Presidente do Comité Ad-Hoc de Revisão e Reforma do Sistema de Certificação do Processo Kimberley com efeitos a partir deste ano.
A indicação surge da necessidade de designar um representante de Angola para assumir a Presidência do Comité Ad-Hoc de Revisão e Reforma do Sistema de Certificação do Processo Kimberley para o mandato de 3 anos que iniciou a 1 de Janeiro de 2023.
Em Outubro de 2022, o Ministro Diamantino Azevedo, atendendo a uma solicitação do Comité Regional de Luta Contra a Exploração Ilegal de Recursos Naturais da CRGL, havia indicado Estanislau Buio para representar Angola naquele órgão regional.