O Presidente da República, João Lourenço, inaugura, nesta quinta‑feira, 27, no município do Soyo, província do Zaire, a primeira unidade de processamento de gás não associado em Angola, empreendimento do Novo Consórcio de Gás (NCG).
A construção da fábrica iniciou‑se em 2023 e está ligada à exploração dos campos Quiluma e Maboqueiro, situados offshore na costa do Soyo, considerados os primeiros reservatórios de gás não associado do país.
Avaliado em cerca de 4 mil milhões de dólares, o projecto integra plataformas de cabeça de poço e uma unidade de tratamento em terra, com capacidade para processar cerca de 330 milhões de pés cúbicos de gás por dia, destinado ao consumo interno e exportação sob a forma de GNL [Gás Natural Liquefeito].
O Novo Consórcio de Gás é formado pela Azule Energy, Sonangol E&P, Chevron e TotalEnergies, contando ainda com a participação da Azule Ltd..
Nota técnica
O gás não associado é o gás natural que ocorre de forma independente, sem ligação directa ao petróleo nos reservatórios. É utilizado para geração eléctrica, produção de GNL para exportação, abastecimento doméstico e industrial, bem como para a indústria petroquímica e de fertilizantes,
constituindo recurso estratégico para a diversificação energética e económica de Angola.