• PRESIDENTE DO AFREXIMBANK CONFIRMA LOCAL DA AMUFERT


    Acompanhado pelo Ministro Diamantino Azevedo e pelo governador Adriano de Carvalho, o CEO do Afreximbank, Benedict Oramah, visitou, esta terça-feira, 30 de Julho, o local em que será erguida a fábrica de fertilizantes Amufert, no Soyo, uma parceria entre a Sonagás e o Grupo Opaia.

    O empreendimento será erguido numa area de 45 hectares e tem, segundo Oramah, "financiamento garantido"."Não se atrata apenas de uma fábrica de fertilizantes, mas também de um meio para promover o desenvolvimento económico rural e agricultura sustentável e o projecto demostra que a África pode, inequivocamente, aumentar as suas reservas de gás, fosfato e potássio para melhorar a segurança alimentar", disse Oramah, acrescentando que o banco que dirige "tem muito prazer em fazer o investimento de cerca de 1.5 mil milhões de dólares americanos.

    Para o Ministro Diamantino Azevedo "estamos perante um passo muito importante" e espera que o projecto seja executado no tempo acordado entre as partes.

    Pediu paciência ao povo e governo do Zaire, pois, explicou, "esse tipo de projecto precisa de ser feito passo a passo e com os parâmetros definidos para que no fim tudo corra bem".

    A unidade de recepção e transferência de gás para a Amufert, "Falcão 2" também foi mostrada ao presidente do Afreximbank, como garantia de que do lado angolanos as condições estão criadas, quer para o fornecimento de gás para a produção de amônia e ureia, assim como a produção de fosfato, igualmente na província do Zaire.