Com a capacidade de armazenagem inicial de 582 mil m³ de combustíveis líquidos e gasosos, que permitirá, em situação de crise, garantir uma autonomia de abastecimento de todo o país durante 30 dias.
O Presidente da República inaugurou, a 10 de Fevereiro, o Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD), “maior centro de estocagem nacional”, com a capacidade de armazenagem inicial de 582 mil m³ de combustíveis líquidos e gasosos, que permitirá, em situação de crise, garantir uma autonomia de abastecimento de todo o país durante 30 dias.
Na ocasião, João Lourenço considerou o TOBD como um projecto estratégico de impacto económico e social. Segundo o Titular do Poder Executivo, para se chegar a dependência de produção dos derivados de petróleo em Angola, ainda é necessário concluir as obras das refinarias de Lobito, Cabinda e outras infra-estruturas de retenção de combustível. “Uma vez concluídas darão a auto-suficiência que muito o augura”, acrescentou o chefe de Estado.
Para Diamantino Azevedo, que acompanhou o acto, “a inauguração desta infra-estrutura, em ano de celebração do 50º aniversário da independência nacional, deve constituiu um factor motivador e de orgulho para os angolanos, pois, indubitavelmente, irá contribuir para a auto-suficiência energética, imprimir nova dinâmica ao desenvolvimento do país e melhorar o bem-estar das populações”.
“O PDN 2023-2027 prevê que o país tenha uma capacidade de armazenagem de combustíveis em terra de 1 milhão e 260 mil m³. Actualmente, dispõe de uma capacidade de 676 mil m³. Assim, se adicionarmos este valor à capacidade final do terminal, atingimos 1 milhão e 458 mil m³, que ultrapassa o objectivo do nosso plano”, explicou o governante.
De acordo com o PCA da Sonangol, Sebastião Martins, o TOBD irá impulsionar a modernização do sector e melhorar a sua eficiência operacional, acrescentando que, com a sua conclusão, serão realizados trabalhos preparatórios para a entrada em operação, estando prevista a fase de comercialização de produtos para o mercado em Julho do corrente ano.