• Pdrh Poderá Estender-Se Ao Sector Dos Recursos Minerais


    À semelhança do que acontece no Sector dos Petróleos, pretende-se estender para o dos Recursos Minerais o Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos (PDRH), com base na legislação. A informação foi prestada pela Chefe do Departamento de Formação e Integração de Quadros, Helena Campos, quando procedia à apresentação do PDRH e o Qualificador Ocupacional de Funções de referência às empresas do Sector dos Recursos Minerais, segunda-feira, 27 de Março, no anfiteatro Albina Assis.

    Na ocasião, o Chefe do Departamento de Tecnologias de Informação, Domingos Simão, informou os representantes das empresas mineiras sobre o funcionamento do Sistema de Informação de Angolanização do Sector Petrolífero (SIASP).

    "Desde 2018 que as empresas do Sector do Petróleo são instadas a submeter os seus PDRH, com os respectivos Balanços de Execução e solicitar pareceres de visto exclusivamente através da Extranet do sistema, resultando na possibilidade de consulta instantânea de estatísticas consolidadas como, por exemplo, dados individuais dos trabalhadores ", avançou Domingos Simão, nas vestes de coordenado do SIASP, tendo garantido treinamento para técnicos das empresas mineiras.

    A representante da Sociedade Mineira de Catoca, Manuela de Carvalho, considerou ser novidade a apresentação do PDRH. de acordo com a informação que prestou, a empresa já tem o qualificador de funções aprovado pelo MAPTSS e pretende passar da execução manual para a digital, através deste sistema.

    "Contamos com uma formação on the job prestada por técnicos do MIREMPET, pois apresentar toda informação em tempo record será muito proveitoso para a empresa”, concluiu.

    Por seu turno, Cruz Afonso Maya, representante do Projecto Etuene, disse que a extensão do PDRH para o Sector Mineiro é bem-vinda porque "as empresas têm encontrado muitas dificuldades no processo de submissão de informação ao SIASP”.

    José Ngola, representante de CATOCA, considerou a formação como "um marco importante” . "Tomámos boa nota das apresentações e com as equipas, vamos trabalhar e nos esforçar para melhorarmos” afirmou