Luanda, 19 de Agosto de 2025 - A Câmara de Comércio e Indústria Germano-Sul-Africana (AHK Southern Africa), em colaboração com a Delegação da Indústria e Comércio Alemã em Angola, realizou esta terça-feira, o "Business Initiation in the Mining Sector to Angola", um encontro que reuniu entidades reguladoras e empresas angolanas e alemãs para impulsionar parcerias estratégicas no Sector Mineiro com o objectivo de promover o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e experiências entre os dois países.
O PCA da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM) procedeu a abertura do evento. Jacinto Rocha destacou a importância do desenvolvimento sustentável do Sector, enfatizando a necessidade de melhorar as condições de vida das comunidades adjacentes às áreas de exploração mineira.
Stefan Traumann, Embaixador da Alemanha em Angola, considerou que o sector económico angolano oferece grandes oportunidades de negócio, não apenas na agricultura e no turismo, mas também na mineração. "Esta iniciativa não se trata apenas de explorar reservas minerais, mas também de acrescentar valor através da transformação primária, da educação e da formação de quadros", referiu.
Na ocasião, o Director Nacional dos Recursos Minerais, Paulo Tanganha, apresentou as oportunidades e o actual Modelo de Governação do sector mineiro em Angola, que melhorou o ambiente de negócio e a qualidade do apoio institucional para os investidores. Também realçou a necessidade de exercer a actividade mineira de forma sustentável e a vantagem competitiva do baixo custo de energia eléctrica na região, que constitui factor motivador para a industrialização da economia do país.
As empresas alemãs Siemens AG, BAUER Maschinen GmbH, HYDAC International GmbH e AMF-Bruns Industrial Solutions também apresentaram soluções inovadoras para o Sector mineiro.
No dia 20, a Delegação Alemã visitará a mina do Luele e o Polo de Desenvolvimento Diamantífero do Saurimo (PDDS) na província da Lunda Sul.