Os 23 membros da OPEP+ decidiram, esta quarta-feira, 2/03, durante a 26ª Reunião Ministerial, realizada por vídeo conferência, continuar a aumentar a produção em 400.000 barris de petróleo por dia em Março, apesar da subida dos preços e da tensão geopolítica.
Esta estratégia de aumento gradual da produção tem sido renovada mês a mês, desde 2021, após os cortes drásticos decididos no início da pandemia da covid-19, quando a procura diminuiu bastante e houve uma queda nos preços do petróleo.
No final da reunião, a OPEP+ emitiu uma declaração de cooperação tendo em vista os fundamentos actuais do mercado de petróleo e o consenso sobre suas perspectivas.
A OPEP e os países produtores de petróleo não OPEP participantes, reafirmaram a decisão da 10ª Reunião Ministerial da OPEP e não-OPEP realizada em 12 de Abril de 2020 e posteriormente endossado em reuniões subsequentes incluindo a 19ª Reunião Ministerial em 18 de Julho 2021.
Reconfirmaram ainda o plano de ajuste de produção mensal aprovado na 19ª Reunião Ministerial e a decisão de reajustar o total mensal de produção em 0,4 mb/d para o mês de Abril de 2022, conforme anexo.
Reiteraram a importância crítica de aderir à plena conformidade e ao mecanismo de compensação aproveitando a extensão do período de compensação até ao final de Junho de 2022.
Os planos de compensação devem ser apresentados de acordo com a declaração da 15ª Reunião Ministerial da OPEP+.
Por fim, marcaram a 27ª Reunião Ministerial da OPEP+ para 31 de Março de 2022.