• No Cunene E Moxico: Angloamerican Aperfeiçoa Conhecimento Sobre Metais Básicos


    A multinacional mineira AngloAmerican iniciou este sábado, 14.08.2021, os levantamentos aerogeofísicos no Cunene e Moxico, para o aperfeiçoamento do conhecimento sobre metais básicos nessas províncias.

    Os levantamentos acontecem em decorrência de um contrato de investimento mineiro, assinado pela companhia e o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), em Novembro de 2019.

    Para o efeito, estão a ser utilizados aviões com equipamentos de ponta que partiram do terminal VIPAERO, do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.

    O acto de descolagem das aeronaves foi presenciado pelo Secretário de Estado para Petróleo e Gás, José Barroso, e os PCA do Instituto Geológico de Angola (IGEO), Canga Xiaquivuila, e da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), Jacinto Rocha.

    Na ocasião, o PCA do IGEO disse que, para os referidos levantamentos, a AngloAmerican está a usara a informação geológica que foi adquirida através do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO). "Eles seleccionaram as suas áreas de interesse, usando a informação do PLANAGEO", sublinhou.

    Explicou que "uma aeronave fará o levantamento eletromagnético na província do Moxico e a outra o levantamento magnético no Cunene, dentro do complexo garboanortozítico, que é um dos maiores do mundo".

    A AngloAmerican assinou com o MIREMPET cinco contratos, sendo três para a província do Cunene, para metais básicos (cobre, cobalto e níquel), e dois no Moxico (cobre, cobalto e prata).