• Navio Fpso Agogo Recebe Primeiro Módulo


    Outros módulos do Agogo, destinado ao bloco 15/0), operado pela Azule Energy, estão em construção em Singapura, Dubai, Indonésia, França, Noruega, Reino Unido, Vietname e Angola (Sonamet e Ambriz).

    A cerimónia de levantamento e instalação do primeiro módulo contou com a presença do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, acompanhado pelos PCA da ANPG e Sonangol, para além de Adriano Mongini da Azule Energy.

    "A construção do navio FPSO Agogo na China reforça a cooperação entre os dois países no domínio do desenvolvimento social e económico", disse o Ministro, acrescentando que o FPSO "vai aumentar a produção petrolífera de Angola e contribuir nos esforços de combate ao declínio do volume de produção. "A construção do navio FPSO Agogo na China reforça a cooperação entre os dois países no domínio do desenvolvimento social e económico", disse o Ministro, acrescentando que o FPSO "vai aumentar a produção petrolífera de Angola e contribuir nos esforços de combate ao declínio do volume de produção. Queremos que este projecto promova também a transferência de conhecimento para os angolanos, para que a seu tempo constituam a força motriz para alavancar cada vez mais o desenvolvimento da indústria do petróleo e gás em Angola”.

    Diamantino Azevedo pediu à ANPG e parceiros o incremento do número de angolanos envolvidos na construção do projecto Agogo, apelando igualmente que "em próximos projectos de construção de FPSO sejam mais usadas as facilidades existentes em Angola", em termos de produção de componentes e módulos para a indústria petrolífera afins.

    O início de produção do bloco 15/06, aonde se destina a unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (para navios petroleiros) -FPSO Agogo- está agendado para o primeiro semestre de 2026.