A Conselheira Especial da Presidente da República da Namíbia para o Petróleo e Gás considerou Angola como uma referência importante para a construção de um modelo próprio de desenvolvimento no sector de petróleo e gás do seu país e destacou que "o apoio e a partilha de experiências por parte das instituições angolanas serão valiosos na consolidação do sector petrolífero namibiano".
Kornelia Shilunga fez esta referência, hoje, 17/7, no MIREMPET, à saída do encontro com o Ministro Diamantino Azevedo que, segundo a governante, "permitiu aprofundar a compreensão sobre os mecanismos de negociação com empresas operadoras", as estratégias para assegurar o equilíbrio entre a recuperação de investimentos por parte das empresas e a garantia de benefícios justos.
“Viemos a Angola para aprender com a sua experiência, tanto ao nível da estrutura institucional, quanto do quadro legal que rege o Sector. O Ministro Azevedo partilhou connosco várias experiências práticas, incluindo desafios e soluções encontrados em processos de negociação de contratos e gestão de operadores. Essa partilha foi extremamente útil para nós”, referiu
Durante a reunião, Shilunga e a delegação que a acompanhou inteiraram-se da estrutura de governança do sector Mineiro e Petrolífero angolano, a organização institucional do MIREMPET, o quadro legal que regula a exploração e produção de recursos minerais e de hidrocarbonetos de Angola.