• Mulheres Reflectem Sobre Seu Papel Nas Geociências


    O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, procedeu, nesta segunda feira, 19.04.2021, em Luanda, a abertura da Jornada do Mineiro, instituída pela Resolução nº 6/85 de 15 de Abril.

    Na abertura da jornada, que decorre de 19 a 27 de Abril, sob o Lema: "O Papel do Trabalhador Mineiro no Desenvolvimento Sustentável do País”, o Ministro destacou o carácter resiliente do trabalhador mineiro, como um activo valioso para o sucesso da actividade mineira em prol do desenvolvimento da economia nacional e da melhoria da qualidade de vida do povo, bem como enalteceu o esforço dos trabalhadores para manutenção da actividade produtiva. "Aproveito este momento para agradecer e felicitar todos os trabalhadores que nas empresas mineiras têm feito esforços extraordinários para manter a actividade produtiva”, disse o Governante.

    No evento, Diamantino Azevedo afirmou que, durante as comemorações do Dia do Mineiro, serão inauguradas uma mina de manganês e outra de diamantes, bem como garantiu a conclusão, em breve, da transferência das sedes da Endiama Mining e da Fundação Brilhante de Luanda para a cidade do Dundo: "Como se prometemos, iremos, finalmente, concluir a transferência, de Luanda para o Dundo, das sedes da Endiama Mining, o braço operacional da Endiama-EP, e da Fundação Brilhante, seu braço social, procedendo as suas inaugurações. Ainda na Lunda Norte, será inaugurado um Projecto de carácter social”.

    O primeiro dia da Jornada do Mineiro ficou ainda marcado com o encontro do Ministro Diamantino Azevedo com as mulheres lidadas às Geociências e Geoengenharias e um workshop sobre o uso do calcário dolomítico na agricultura.

    Encontro com as mulheres lidadas às Geociências e Geoengenharias

    "O papel da mulher nas Geociências e Geoengenharias” foi o tema que norteou o encontro do Ministro Diamantino Azevedo com as mulheres lidadas às referidas áreas das ciências geológicas.

    Na sequência, representantes das mulheres ligadas as referidas áreas realizaram prelecções à volta do tema, nomeadamente, Fátima Proença, Engenheira de Minas, que abordou a "Participação da mulher no subsector diamantífero”, Djanira Santos, Administradora Executiva da ANRM, que dissertou sobre "A demografia e o papel da mulher no sector mineiro", Kátia Epalanga, Administradora Executiva da Sonangol, que apresentou o tema "O papel e contributo da mulher no desenvolvimento do Sector Petrolífero", Horvanda Andrade, vinculada à petrolífera Total, que dissertou sobre "A diversidade e promoção de carreiras femininas", Albina Assis, Ex-Ministra do Petróleo e da Indústria, actualmente Consultora do PR para assuntos regionais, que falou sobre "A trajectória da mulher angolana na Geociência e Geoengenharia", bem como contou com "Testemunhos dos desafios da mulher nas Geociências", apresentado por Denise Machado, finalista do curso de Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto.

    Workshop sobre o uso do calcário dolomítico na agricultura

    Na terceira sessão do dia, no que representou o segundo do género organizado pelo MIREMPET e que contou com participação de empresários agrícolas, Ministério da Agricultura e da Associação Industrial de Angola, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, na abertura do workshop sobre "Uso do calcário dolomítico na agricultura" afirmou que "o MIREMPET abriu as portas para o desenvolvimento de uma das cadeias de valor muito importante, que abarca a segurança alimentar".

    No workshop foram apresentados dois painéis, nomeadamente, "Calcários Dolomíticos, Ocorrências e o Processo para a Obtenção de Licença” e a "Experiência de Cuba; Banca- Financiamento de Projectos Para a Exploração de Calcários Dolomíticos”.

    No final do Workshop, o Secretário de Estado para Agricultura e Pecuária, João Cunha, considerou que a presença e contribuições dos participantes ao evento enriqueceram as reflexões de como se pode utilizar o calcário na correcção dos solos ácidos e melhorar a capacidade nutricional dos mesmos.

    Segundo João Cunha, "essas contribuições serão tidas em conta na formulação do programa da elevação dos índices de produtividade, aplicando o progresso técnico e científico com a utilização do calcário na agricultura e, mediante a utilização mais nacional e racional dos recursos naturais, humanos, materiais, financeiros e patrimoniais, no sector agrário, em particular”.

    O acto central da Jornada do Mineiro será no dia 27/04, no Lubango, Província da Huíla. Para este dia, estão programadas as inaugurações do Laboratório do Instituto Geológico da Huila e do Centro Tecnológico e de Valorização de Rochas Ornamentais de Angola, na Região de Congenge.