• MISSÃO TÉCNICA DO MIREMPET REFORÇA COOPERAÇÃO COM INSTITUIÇÕES CHINESAS


    No quadro do reforço da cooperação entre Angola e a República Popular da China, uma delegação técnica do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) realizou, de 1 a 9 de Junho de 2026, uma missão de trabalho àquele país, em seguimento da visita oficial efetuada em Abril último, pelo ministro Diamantino Azevedo.

    Coordenada pelo Director do Gabinete de Intercâmbio, Luís António, e pelo Director Nacional de Formação e Conteúdo Local, Domingos Francisco, a missão integrou representantes da Fundação Sonangol, Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol.

    Durante a deslocação, a delegação manteve encontros com instituições académicas e empresariais locias, entre as quais a Guolian, a China University of Geosciences (CUG) e a Tsinghua University, com o objetivo de consolidar parcerias estratégicas nas áreas da formação, investigação científica, inovação, desenvolvimento tecnológico e transformação digital.

    Entre os principais resultados foram identificadas oportunidades para a formação de estudantes angolanos em vários níveis académicos, desenvolvimento de programas conjuntos de investigação e intercâmbio, cooperação em inovação tecnológica, o interesse manifestado por entidades chinesas em investir nos sectores dos recursos minerais, petróleo e gás de Angola.