• Mirempet Visita Projecto Luele Na Lunda Sul


    O projecto mineiro Luele arranca, brevemente, a produção de diamantes. A afirmação é do director adjunto, Rómulo Mucase, esta segunda-feira, 07/08, durante a visita do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, na Lunda Sul.

    Com uma execução de 80%, as actividades de prospecção tiveram início em 2012 e 2017 início dos trabalhos na mina num volume de 34 milhões de massa mineira, atingindo uma profundidade de 95 metros.

    Rómulo Mucase afirmou que o Ministro recomendou a continuidade dos trabalhos tendo em conta as linhas traçadas para que este ano se avance com a produção. "Temos que arranjar condições para coabitar com as comunidades, existem responsabilidades na área social e isso será possível quando as relações forem boas entre nós, as populações e o governo” enfatizou o director adjunto do projecto.

    O Ministro avançou que a visita se insere no âmbito do acompanhamento regular que se tem efectuado ao projecto e que brevemente vai começar a sua actividade de produção.

    Diamantino Azevedo afirmou que os trabalhos decorrem dentro do cronograma estabelecido, não obstante alguns constrangimentos no fornecimento de equipamentos.

    Destacou o empenho dos responsáveis do projecto, e equipa de trabalhadores composto maioritariamente por angolanos. "Para breve o projecto terá a sua actividade oficial de produção e passará a ser um contribuinte importante na produção de diamantes no país e dará o seu contributo para o crescimento económico do país e na melhoria da qualidade de vida das populações desta região”.

    "A actividade mineira tem pressupostos próprios começando pela fase de reconhecimento e quando chegamos a conclusão que existe minério suficiente em quantidade, qualidade e condições geológicas para sua exploração passamos, a fase de desenvolvimento sendo esta fase onde estamos".

    "Na actividade mineira há que ter paciência, temos que ter em conta o risco elevado nas fases de prospecção, pesquisa e intensidade de capital e todo este processo demora alguns anos" disse o governante.

    "Com a entrada em funcionamento da mina aumentará consideravelmente a produção actual de diamantes no país e serão também criados mais empregos directos e indirectos”, concluiu o governante.