O encontro aconteceu, esta terça feira, 28, na vila petrolífera do Soyo e juntou o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, com representantes de seus entes tutelados; o Governo do Zaire e operadores mineiros e petrolíferos da província.
Na sua mensagem de boas-vindas, o Governador Adriano Mendes de Carvalho assinalou a importância para a província dos projectos de Refinaria e de produção de Ureia e Amónia, tendo solicitado que "as empresas abram estágios para os jovens", a fim de aprenderem como se executam as tarefas e possam ocupar os postos de trabalho a criar e, no âmbito da sua responsabilidade social, ajudem, as autoridades locais nos domínios da saúde, educação e saneamento.
O Ministro Diamantino Azevedo apelou à empresa implementadora da Refinaria do Soyo que "olhe também para a indústria petroquímica", proposta que o investidor promete avaliar.
Domingos Cordeiro, técnico do IGEO, apresentou o potencial Geológico da provincia do Zaire, ao passo que João Chimuco, Administrador da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), falou sobre as actividades e projectos ligados à pesquisa e exploração de recursos minerais sólidos. À propósito, informou que foram passadas sete licenças para o exercício da actividade mineira no Zaire, sendo que apenas uma das empresas licenciadas está em fase de prospecção.
Ana Miala, Directora de Produção da ANPG, apresentou o ponto de situação das actividades ligadas ao petroleo e gás no Zaire, ao passo que Luís Fernandes, Director Geral do Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo prestou informações sobre a actividade de distribuição de combustíveis. A província conta 51 postos de abastecimento, 11 dos quais inoperantes. O município do Noqui não possui, de momento, nenhum posto de abastecimento de combustíveis, situação que a SONANGOL espera pôr cobro ainda este ano.
Segun Thomas apresentou ao Governador Adriano Mendes de Carvalho o Projecto de Refinaria, cujo investimento está calculado em 3,5 biliões de dólares, devendo processar, na sua fase final, cem mil barris de petróleo ao dia. Entre os "outputs" constam 40% gasolina e 30% gasóleo. Ao Governador foi igualmente apresentado o Projecto de construção da fábrica de fertilizantes AMUFERT.
No final das apresentações, o Director Geral da Agência Nacional Contra Minas, Leonardo Sapalo, procedeu à entrega de certificados de desminagem completa dos terrenos onde serão construídas a Refinaria de Petróleo do Soyo e a AMUFERT.