• MIREMPET REFORÇA COOPERAÇÃO COM INSTITUIÇÕES AMERICANAS


    O Ministro Diamantino Azevedo reuniu-se, a 12 de Junho, com o Secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, no âmbito do fortalecimento da cooperação bilateral entre os dois países.

    Questões ligadas ao desenvolvimento da indústria de petróleo e gás, a exploração e valorização de minerais críticos, bem como a promoção do investimento em energias renováveis dominaram a agenda do encontro. As duas partes reafirmaram o compromisso para uma transição energética justa e sustentável que contribua para a diversificação económica e o crescimento inclusivo.

    Esta encontro representa um passo significativo na consolidação da parceria energética entre Angola e os Estados Unidos, alinhada com os objectivos de desenvolvimento sustentável e com as metas de transformação e modernização do sector mineiro e energético angolano.

    Encontro com USGS

    Num outro momento, Ministro angolano e os responsáveis séniores do Serviço Geológico dos Estados Unidos de América (USGS) reuniram, a 12 de Junho, em Washington D.C. para analisarem aspectos de interesse comum.

    Entre os assuntos abordados, destaca-se a implementação do Memorando de Entendimento assinado em 2022 entre o IGEO e o USGS, que prevê
    a formação de técnicos angolanos; a capacitação institucional do Instituto; a realização conjunta de pesquisa geológica, com foco em diversos recursos, incluindo minerais críticos.

    Este encontro reforça o compromisso de Angola com o desenvolvimento do conhecimento geológico como base para a exploração sustentável e estratégica dos seus recursos minerais.

    O United States Geological Survey (USGS), fundado em 1879, é uma agência científica do governo dos EUA especializada em Ciências da Terra. É reconhecida internacionalmente pela sua excelência em mapeamento geológico, avaliação de recursos minerais, monitorização sísmica, hidrologia e análise geo-espacial.

    Nos dois encontros do dia, o Ministro Azevedo esteve acompanhado do Embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem e outros membros da sua delegação.