O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), em parceria com a Sankofa Advisory Group e a Bumbar Mining, realizará nos dias 22 e 23 de Outubro de 2025, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Luanda, a terceira edição da Conferência Internacional de Mineração de Angola (AIMC 2025), sob o lema “Reforçar as Oportunidades de Investimento Mineiro a Nível Global em Angola”.
A abertura oficial será feita por Sua Excelência o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, acompanhado pelo Ministro Diamantino Azevedo.
A AIMC vai decorrer no âmbito do PDN 2023-2027, com o objectivo de atrair investimentos estratégicos, fortalecer a indústria extractiva e consolidar o papel do país na agenda global da mineração sustentável e promover Angola como destino estratégico de investimento mineiro.
O evento é concebido como um ecossistema de negócios, inovação e diálogo, estruturado em quatro eixos principais, nomeadamente reflexões sobre o universo mineiro, exposições, encontros de negócios e networking. Entre os temas centrais a serem abordados destacam-se os seguintes:
• Reformas legais e fiscais no Sector Mineiro;
• Oportunidades de investimento mineiro;
• Sustentabilidade e responsabilidade ambiental;
• Cadeia de valor e industrialização mineira;
• Mineração de minerais críticos para a transição energética global, como lítio, cobalto e cobre.
O lançamento oficial da AIMC 2025 foi realizado no dia 10 de Junho de 2025, em Luanda, pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, tendo afirmado, na ocasião, que “Angola está preparada para se afirmar como um destino seguro e competitivo para o investimento mineiro, promovendo a valorização dos seus recursos naturais e o desenvolvimento da sua força de trabalho nacional, com especial atenção à juventude e à inclusão das mulheres”.
O evento conta com a participação de mais de 500 líderes globais dos sectores mineiro e financeiro, insere-se na visão de desenvolvimento de longo prazo “Angola 2050”.