O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, participou, esta quinta-feira, 07, em Luanda, de um encontro sobre financiamento para o Sector Mineiro, organizado pela Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM).
Durante o encontro, o governante fez uma radiografia do actual momento do sector mineiro do país, perante uma audiência composta, maioritariamente, por empresários do sector, onde esteve presente a empresa Britânica ALFHIER Capital LLP, fundada em 2019 pela inovadora equipa de Recursos Naturais da Exotix Capital.
Segundo o Ministro, o financiamento do sector mineiro é "algo muito especifico", onde encontramos a fase de prospecção e pesquisa, com maiores dificuldades de financiamento.
Diamantino Azevedo, apontou factores que podem facilitar a obtenção de financiamento, nomeadamente, potencial geológico suficiente; credível capital humano, capaz, com habilidades e competências.
Realçou que as empresas estão bem organizadas com um ambiente legal e político estável, incluído a legislação mineira e ambiental. "Acima de tudo, há vontade expressa da liderança política do país que determina que o sector seja prioritário", explicou.
Avançou que "há muitas empresas mineiras angolanas a investirem no sector" sendo motivo de satisfação que "aumenta ainda mais a responsabilidade do Executivo em continuar a criar melhores condições para o investimento privado".