• MIREMPET PROMOVE OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO UÍGE


    O Secretario de Estado para os Recursos Minerais disse, esta quinta-feira, 27, que o Sector quer promover o conhecimento, a troca de experiências e fazer com que os empresários e homens de negócios afectos aos sectores dos recursos minerais e de petróleo e gás no Uíge façam investimentos e ajudem a engrandecer a economia, criando empregos a nossa juventude local.

    Jânio Corrêa Víctor, que representou o Ministro Diamantino Azevedo, procedeu a abertura da Conferência sobre Investimento no Sectoriais dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás no Uíge, referindo que a província possui uma "assinalável” diversidade de recursos minerais, evidenciados por ocorrências de cobre, ouro, metais ferrosos, metais não- ferrosos, metais básicos, rochas ornamentais e pedras preciosas e semi–preciosas.

    Quanto aos recursos minerais, a província possui diversos projectos, incluindo cooperativas que exercem actividade semi-industrial de diamantes. "Há exploração de quartzo e esperamos que dentro em breve teremos também a exploração de cobre", acrescentou.

    No âmbito da avaliação do seu potencial de hidrocarbonetos, o governante informou que, a nível das Bacias Sedimentares do interior do país, o Uíge está inserido na Bacia de Cassanje que, simultaneamente com a Bacia de Otosha-Okavango, é alvo de estudos de prospecção pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

    "O Executivo angolano, através do MIREMPET, tem vindo a apoiar iniciativas e estudos do sector petrolífero, para o desenvolvimento de projectos que contribuirão para a transição energética nacional, tendo em conta as disposições da Convenção das Nações Unidas sobre as alterações climáticas”, assinalou o Secretário de Estado.

    Por seu turno, o Governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, destacou a relevância do Sector Mineiro e petrolífero a nível local, particularizando as pesquisas em curso na região em prol do aumento de conhecimento do potencial e apresentação das oportunidades de investimentos.

    A Conferência decorreu sob o lema "Investimento no Sector Mineiro e Petrolífero como Alavanca para a Diversificação Económica”. Foram realizadas mesas-redondas à volta de temas relacionados com as actividades do Sector.

    Entre os participantes, estiveram o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, as Vice-Governadoras do Uíge para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas e para o Sector Político, Social e Económico, directores nacionais, PCA dos Serviços Superintendidos, empresas do Sector, autoridades tradicionais, representantes da banca e seguradoras e académicos.