O lançamento oficial da Conferência Internacional de Minas de Angola (AIMC 2025), que acontece nos dias 22 e 23 de Outubro deste ano, em Luanda, foi feito a 10 de Julho, pelo Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
A AIMC vai decorrer sob o lema “Reforçar as Oportunidades de Investimento Mineiro a Nível Global em Angola”, no âmbito do PDN 2023-2027, com o objectivo de atrair investimentos estratégicos, fortalecer a indústria extractiva e consolidar o papel do país na agenda global da mineração sustentável e promover Angola como destino estratégico de investimento mineiro.
No seu pronunciamento, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás referiu que o MIREMPET pretende fazer da AIMC a maior plataforma de promoção do sector mineiro angolano, atrair investimentos e elevar a competitividade da indústria mineira nacional.
“Acreditamos que a AIMC se tornará uma marca de prestígio internacional e um ponto de viragem na história da mineração em Angola. Juntos podemos construir um futuro melhor para o Sector, parpara o nosso país e para toda a população angolana”, ressaltou o governante.
Por sua vez, o PCA da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM) disse que vê a Conferência como um instrumento de fortalecimento da indústria extractiva angolana, reafirmando o empenho da Agência no sucesso do evento e na diversificação da economia. Jacinto Rocha referiu que a expectativa é de que o evento atraia investidores nacionais e estrangeiros e espera que mais instituições a se envolvem na construção de uma mineração robusta e sustentável.
Na ocasião, Paul Sinclair, CEO da Sankofa Group - da empresa co-organizadora do AIMC - destacou que a iniciativa visa posicionar Angola como destino global no sector mineiro, além do petróleo e diamantes. Garantiu que a Sankofa Group compromete-se em aplicar a sua experiência internacional na organização da AIMC.