O encontro, denominado “Matabicho com Jornalistas e opinion makers”, foi promovido esta sexta-feira, dia 5, no MIREMPET, com o objectivo de reforçar a interacção institucional, facilitar o acesso à informação e promover um melhor entendimento das políticas, programas e actividades do sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, assegurando a transparência e o diálogo construtivo com a imprensa.
O Ministro Diamantino Azevedo dirigiu a sessão. Na ocasião, prestou esclarecimentos sobre temas cruciais do sector, com destaque para a saída de Angola da OPEP, o Acordo de Luanda — assinado na decorrência da actual situação dos diamantes naturais —, os esforços para garantir a diversificação e estabilidade do sector mineiro, a valorização do conteúdo local e os projectos estratégicos recentemente inaugurados, como a Mina do Luele, a Refinaria de Cabinda e a Mina de Cobre de Tetelo, no Uíge, além do investimento do sector em projectos sociais, entre outros.
O encontro informal foi caracterizado por momentos de interacção e pelo esclarecimento das questões apresentadas no momento. Na ocasião, foi ainda apresentado o balanço das actividades já realizadas no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023–2027.
A iniciativa reforça o compromisso do sector com a transparência e a comunicação aberta com a sociedade.