Foi inaugurado a 11 de Julho, em Luanda, o Centro de Formação em Perfuração, Completação e Controlo de Poços, adstrito ao Instituto Nacional de Petróleos (INP), pelos Ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias.
De padrão internacional, a infra-estrutura vai reforçar a capacitação técnica dos quadros do sector petrolífero nacional e formar até 800 profissionais por ano.
Entre os principais aspectos tecnológicos, destaca-se no Centro o uso de Realidade Virtual (VR) que permite simulações imersivas de ambientes operacionais em sondas convencionais e submersas. A unidade possui também um laboratório simulador certificado apto para avaliar, validar e certificar competências em perfuração e controlo de poços, alinhado aos rigorosos padrões da IWCF (International Well Control Forum) e da IADC (International Association of Drilling Contractors).
Durante o acto de inauguração, o Ministro Diamantino Azevedo disse que “o MIREMPET continuará a dar o seu contributo para a diversificação económica, maximizando cada barril de petróleo que produzimos e, assim, melhorarmos a qualidade de vida das nossas populações.”
A Ministra Teresa Dias enalteceu a relevância da iniciativa para a empregabilidade e para o reforço da formação técnico-profissional em Angola, tendo considerado que deve ser apoiada no âmbito das políticas públicas.
O Director-Geral do INP, destacou o impacto da nova unidade no fortalecimento da competência técnica nacional. Joaquim Alegria considerou o centro como uma mais-valia para os profissionais e empresas do sector, tendo em conta que a certificação em controlo de poços era obtida apenas no exterior, o que implicava elevados custos. "Hoje, podemos obter essa certificação no país, com os mesmos requisitos internacionais”, enfatizou.
O responsável garantiu que o centro está apto para formar e certificar profissionais em diversos níveis de actuação em sondas de perfuração.