• Mirempet, Endiama E Rio Tinto Assinam Contrato De Investimento Mineiro


    O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), em representação do Estado Angolano, a Endiama-E.P. e a empresa Rio Tinto assinam, a 8 de Outubro de 2021, em Lisboa (Portugal), um Contrato de Investimento Mineiro relativo à concessão de diamantes Chiri, na província da Lunda Norte.

    De acordo com o estabelecido no Decreto Presidencial nº 298/18 de 5 de Dezembro, a área de exploração que foi objecto dos entendimentos alcançados nas várias rondas negociais, realizadas com a Rio Tinto, desde Abril de 2019, tem uma extensão de 108 km², com prazo de exploração de 35 anos.

    O Contrato de Investimento Mineiro prevê, numa fase inicial, interesses participativos de 75% para a Rio Tinto Angola e de 25% para a Endiama E.P. e a constituição de uma joint venture. O Contrato acautela ainda a possibilidade de a parte angolana aumentar a sua participação até 49%.

    A Rio Tinto é uma multinacional Anglo-Australiana, com sedes em Londres (Reino Unido) e em Melbourne (Austrália), representada em mais de 20 países.