• Mirempet Busca Mais Investimento Norueguês


    Acompanhado por altos executivos da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, SONANGOL e do Comité Nacional de Coordenação da Iniciativa para a Transparência nas Indústrias Extractivas (ITIE), o Ministro Diamantino Azevedo visita a Noruega, de 26 a 29 de Junho, com o intuito de manter encontros com autoridades políticas e empresariais daquele país ligados à indústria de petróleo e gás, e apelar a um maior investimento norueguês na indústria de petróleo e gás e energias renováveis.

    À sua chegada, esta segunda-feira, 26 de Junho, o governante angolano, concedeu audiência ao Vice-Presidente do Conselho do Fundo de Investimento Norueguês (Nordfund) e com o presidente do Conselho de Administração da empresa Angola Capital Partners que actua no sector petrolífero e agrícola, tendo esta apresentado algumas preocupações que mereceram a devida atenção do governante angolano.

    O Ministro fez um apelo aos responsáveis do Nordfund no sentido de investirem em projectos de energias renováveis a ser implementados em Angola.

    O Fundo de Investimento Norueguês para Países em Desenvolvimento é uma instituição pertença e financiada pelo governo norueguês, cujo fim é fortalecer o sector privado nos países em desenvolvimento e reduzir a pobreza. Os seus investimentos estão, regra geral, alinhados aos objectivos de desenvolvimento social (ODS) e são feitos em sectores como as energias renováveis, inclusão financeira, infraestrutura verde e empresas escaláveis como o agronegócio e a manufactura.

    No dia 27, a delegação angolana liderada pelo MIREMPET vai reunir com o Ministro da Energia, Terje Aasland e, mais tarde, com o Secretário de Estado, Erling Rimestad. Vários outros encontros com empresas como Norsk hydro e Equinor constam da agenda.