• Mirempet Apresenta Projectos No Uíge


    O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) apresentou, nesta segunda feira, 29.11.2021, na província do Uíge, os resultados do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) e com potencial mineral que confirmam a existência, na região, de diamante, cobre, terras raras, cobre, ouro e zinco.

    De acordo com José Manuel, Administrador do Instituto Geologico de Angola (IGEO), durante o PLANAGEO optou-se por dar importância à conjugação de várias situações na determinação de áreas de interesse para a prospecção de minerais para depósitos primários ou secundários.

    José Manuel confirmou, a existência de estruturas circulares refletidas nos levantamentos magnéticos, mapa magnético reduzido ao polo, existência de geometrias cilíndricas verticais determinadas pelo de keating , a presença de minerais identificados no terreno ou ocorrências e a interpretação geofísica é dinâmico na prospecção e pesquisa mineral.

    O mapeamento nacional de postos de abastecimento actualizado para o terceiro trimestre de 2021, até Setembro, apurou a existência de trinta postos em estado operacional sendo vinte e um convecionais e nove contentorizados e distribuidos pelos municípios.

    Informou, Albino Ferreira, Director-Geral do Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo (IRDP) que disse ainda, a província do Uíge , conta com uma instalação de armazenagem de combustível com uma capacidade de 2500 toneladas métricas.

    Acrescentou que, durante o terceiro trimestre de 2021, comercializou-se cerca de 14.552,5 toneladas métricas de produtos petrolíferos, que representou um crescimento de 6,3% em relação ao período homólogo e um aumento de 13% comparativamente ao periodo anterior.

    '' Está inscrito no programa de investimento aprovado para o período 2021 -2025, da Unidade de Negócio de Distribuição e Comercialização, a construção de dois postos de abastecimento convencionais e dois contentorizados em 2021''.

    O chefe do departamento da Agência Nacional dos Recursos Minerais (ANRM), Elvice Soares, anunciou que o MIREMPET, para o Uíge, de 2018 a 2020, dos sete projectos existentes , 72% correspondem a títulos de prospecção e 28% de exploração e apresentou o mapa geral dos projectos de ouro, metais básicos, cobre e mármore.

    Segundo o responsável, dos sete projectos mineiros em fase de prospecção e exploração, quatro estão vigentes e três em situação de caducidade.