• Mirempet Apresenta Potencialidades Do Cuanza-Sul


    As potencialidades geológicas, actividades mineiras e da indústria de petróleo e gás foram apresentadas, esta quarta-feira, 16, no Sumbe. Na abertura do encontro com os membros do governo local o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse que iremos aproveitar a oportunidade para apresentar as potencialidades geológicas e as actividades mineiras desenvolvidas na província do Cuanza-Sul.

    A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), informou que de 2017 a 2023, verificou-se que dos 20 títulos mineiros existentes, 45 % corresponde a títulos de prospecção e 55% de exploração. Apresentou também o cadastro geral dos alvarás mineiros de prospecção e Exploração emitidos e mapa das concessões mineiras de prospecção da província do Cuanza-Sul.

    A ENDIAMA apresentou os projectos diamantíferos, que têm um grande potencial em kimberlitos; áreas propícias à prospecção com projectos aluvionares e grande potencial de alavancagem, recursos significativos e infraestruturas adequadas, atractivas para o investimento. As reservas prováveis e anomalias kimberlíticas indicam futuro promissor na exploração de diamantes. A Sonangol por seu lado falou sobre o gás e energias renováveis. A província do Cuanza Sul é um mercado crítico de abastecimento de LPG.

    A Sonagás ER detém uma mini instalação de gás localizada no município de Porto Amboim, que opera durante 5 dias da semana e tem uma capacidade de Produção de 3000 garrafas/dia e armazenagem de 224 toneladas métricas, correspondendo a 5 dias de autonomia.

    Actualmente abastece os 12 municípios da província, com 8 principais grossistas que abastecem regularmente 30 retalhistas.

    As instalações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol (CPD), concebidas inicialmente para albergar o Instituto Superior de Petróleos, foram objecto de conformação às necessidades específicas do Centro, enquanto foi definida a estratégia do seu faseamento, desenvolvimento e operação.