O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) iniciou, esta quinta-feira, 05.08.2021, em N'Dalatando, Cuanza Norte, as actividades em torno da realização do seu 6º Conselho Consultivo que decorre nos dias 5 e 6 de Agosto, sob o lemaModelo de Governação do Sector: Implementação e Resultado.
Para o primeiro dia de trabalho, foram feitas apresentações ao governo do Cuanza Norte sobre projectos do Sector dos Recursos Minerais e Petróleo na província.
Ao nível do Sector dos Recursos Minerais foram apresentados os resultados do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) no Cuanza Norte, o estado actual dos projectos mineiros, o estado de implementação do projecto de Cassala-Quitumbo e o estado de exploração da mina de Quitota.
Resultados do Planageo
Trinta e três novos pontos de mineralização foram descobertos na Província do Cuanza Norte. Destes, 5 tipos com potencial de prospecção, nomeadamente "mineralização de ouro relacionada a estratos sedimentares metamórficos, mineralização de cobalto relacionado a séries vulcânicos-sedimentares, mineralização hidrotérmica e tectónica de ferro-cobre, ferro vulcânico, metamórfico e sedimentar e de ferro-manganês lateritizado”, segundo informações prestadas pelo Administrador do Instituto Geológico de Angola (IGEO), José Manuel.
O Administrador do IGEO explicou também que a conclusão dos trabalhos do PLANAGEO na zona norte está prevista para Dezembro de 2021, sendo que o quadro geral de execução corresponde a 76%, o levantamento aerogeofisico executados a 100% (concluído), o levantamento geológico a 73,1%.
Estado actual dos projectos mineiros
Actualmente, estão outorgadas 22 licenças para actividade geológico-mineira, das quais 7 destinadas à prospecção e 15 para exploração, de acordo com as especificações dos recursos pretendido.
De acordo com o Director Nacional dos Recursos Minerais, André Buta Neto, no domínio da prospecção dos mais diversos recursos minerais existentes na província, o manganês e ouro "que são os de maior realce”.
Os projectos Mineiros em Fase de Prospecção são a Imaviz Minning Lda (manganês), MN Kitota (manganês) Kebanga Mining Corporation, Lda (metais básicos).
Em fase de prospecção e de exploração existe projecto Mn Kitota que deu início a actividade de exploração de manganês com uma perspetiva de produção anual de 240 mil toneladas de mineiro anualmente. A segunda fase deste projecto, garante uma produção de 480 mil toneladas por ano, com um período de vida útil de 10 anos.
Em fase de exploração o Cuanza Norte conta com projectos de rochas ornamentais, inicialmente, com mármore, granito e quartzito, a ser desenvolvido pela empresa Organizações P. Thierry & Filhos, LDA em parceria com a empresa investidora AC Angola, S.A.
Ao nível do Sector de Petróleo e Gás, o Director do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), Albino Ferreira, informou que durante o 2.º Trimestre de 2021, o registo de postos de abastecimento operacionais em Angola foi de 893, o que representou um grau de execução de 91,5% para meta de 2021 (976) e 91% em relação a meta para o ano de 2022 (981).
Situação dos Postos de abastecimento (PA) no Cuanza Norte
O Director Geral do IRDP explicou que existem na Província 15 PA em estado operacional, dos quais 14 convencionais (de raíz) e 1 contentorizado e não possui instalação de enchimento.
Quanto ao armazenamento, Albino Ferreira disse que apenas o município de Lucala tem a capacidade de armazenagem. A mesma armazena até 1904 m³, sendo 645 m³ de gasolina e 988 m³ de gasóleo.
Os municípios da Banga, Quiculungo, Bolongongo e Ngonguembo ainda não possuem postos de abastecimento. Para o efeito perspectiva-se a construção de "PA" nestes municípios de forma a melhorar a comercialização de combustíveis, gás e lubrificantes no Cuanza Norte.
O primeiro dia de trabalhos em torno do 6º Conselho Consultivo foi também marcado por um encontro metodológico entre a Direcção do MIREMPET, os vice governadores do Cuanza Norte, responsáveis os serviços superintendidos e directores dos gabinetes provinciais de desenvolvimento integrado onde foram analisados, na especialidade, aspectos ligados à formação de técnicos para o licenciamento e cadastro mineiro, transferência de competências e melhoria do processo de análise de dados estatísticos do Sector Mineiro.
O evento foi presidido pelo Secretário de Estado, José Barroso, em representação do Ministro Diamantino Azevedo. Participam ao acto o Governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, os vice governadores do Cuanza Norte, directores nacionais e provinciais, responsáveis dos Serviços Superintendidos do Sector, representantes de projectos mineiros e petrolíferos e outros convidados.