Na sua apresentação, durante o encontro do Ministro Diamantino Azevedo com os operadores do Sector dos Recursos Minerais e do Petróleo e Gás, no âmbito do VIII Conselho Consultivo do MIREMPET, Paulo Tanganha disse ainda que ao nível do cadastro mineiro, no universo dos projectos locais, 53 correspondem a senhas mineiras para cooperativas diamantíferas, 12 são projectos sociais em negociações, 5 de prospecção de vários recursos minerais, principalmente metais ferrosos e não ferrosos e 2 de exploração de minerais como o cobre, ferro, manganês e quartzo.
"Os projectos mineiros em funcionamento no Uíge estão em bom ritmo. Queremos todos a funcionar e eliminar as ociosidades" explicou, acrescentando que o MIREMPET e a Agência Nacional dos Recursos Minerais já estão a trabalhar para este fim.
Na ocasião, o Ministro Diamantino Azevedo destacou o lançamento da primeira pedra para a construção da mina de Tetelo, Maquela do Zombo, empreendimento que se tornará na primeira mina de cobre em Angola, no período pós independência, realizado no mesmo dia, e o facto de que, segundo o ministro "o projecto vai contribuir para o desenvolvimento da província”.