Os resultados preliminares das pesquisas do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), que confirmam a existência de petróleo, diamante, cobre, ferro, terras raras e urânio na província Cuando Cubango foram apresentados ao governo local, nesta quinta feira, 14 de Outubro de 2021.
A apresentação esteve sob responsabilidade de membros da delegação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), chefiada pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor para o qual, apesar de os estudos preliminares mostrarem a existência de grande potencial mineiro, "ainda é prematuro falar-se em exploração até que sejam concluídos os estudos científicos, geológicos e geofísicos, que são bastante conclusivos nesse tipo de situações”.
Estudos do PLANAGEO
De acordo com Administrador do Instituto Geológico de Angola (IGEO), José Manuel, os estudos do PLANAGEO nessa região tiveram início em 2014, tendo sido feitas 222 mil estações de recolha de dados e 8 300 amostras que confirmaram a prevalência de minérios em toda a extensão da província.
O Administrador salientou que foram efectuados apenas estudos aerogeofísicos, faltando os trabalhos geológicos no terreno, para se determinar a qualidade e quantidade dos recursos minerais existentes na província do Cuando Cubango, bem como a durabilidade de tempo de exploração dos mesmos.
Títulos mineiros
O MIREMPET emitiu, de 2017 a 2020, oito títulos mineiros para o Cuando Cubango, dos quais cinco para metais brutos, um para exploração de cobre e um para pesquisa de ferro e outro para pesquisa de diamantes.
Segundo o técnico da Agência Nacional dos Recursos Minerais (ANRM), Elvice Soares, os títulos mineiros emitidos no período em referência cobrem 75% a actividade de prospecção e 25% a exploração de recursos minerais, nessa circunscrição.
Petróleo e Gás
Sobre os projectos do Sector de Petróleo e Gás, foram apresentados os estudos da bacia de Etosha Okavango e a sua acessibilidade, a fase actual do projecto em curso, que está a ser realizado a partir de mapas de satélite, e planificação da estratégia de acessibilidade aos pontos de afloramento identificados. Foi ainda avançada a informação sobre preparação das equipas de trabalho para os levantamentos topográficos, em atenção à Estratégia de Exploração de hidrocarbonetos de Angola 2020-2025.
A cidade do Cuando Cubango conta com apenas nove postos de abastecimento de combustível operacionais, todos localizados no município de Menongue. Para colmatar essa situação, o Director Geral do Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo (IRDP), Albino Ferreira, avancou que "está prevista, ainda para esse ano, a implantação de postos de abastecimento de combustível contentorizados nos municípios do Cuito Cuanavale e Cuchi”.
"Intercedemos junto da Sonangol para que possa implantar postos de abastecimento de combustível nos municípios da província para que tenham acesso para o seu fornecimento regular”, disse.
No final das apresentações, o Vice-governador do Cuando Cubango para Área Técnica e Infraestruturas, Afonso de Antas Miguel, informou que tomou nota do estado actual dos projectos apresentados, considando que os mesmos poderão constar nos planos para desenvolver a província.
"Olhamos a informação prestada com a maior satisfação e poderá constar no Plano de Desenvolvimento da província”, sublinhou.
Integram a delegação responsáveis da Agência Nacional dos Recursos Minerais (ANRM), da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), do Instituto Geológico de Angola (IGEO) e do Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo (IRDP).