• Ministro Resume Última Etapa Do Dia Do Mineiro


    Hoje, 27 de Abril, é o Dia do Trabalhador Mineiro Angolano!

    Mais uma vez os meus parabéns a todas trabalhadoras mineiras e a todos trabalhadores mineiros!

    Este ano, o acto central é na Lunda Norte.

    Na companhia do Senhor Governador da Província, iniciamos o nosso programa com uma visita à Sociedade Mineira do Luembe que desenvolve um projecto de prospecção de diamantes, no município de Cambulo. A empresa tem como sócios a Endiama, outras empresas privadas angolanas e a Caixa de Previdência Social do IGEO.

    Fomos recebidos pelo senhor Buio Costa, Director Geral do Projecto, um antigo colega na Academia de Minas de Freiberg, Alemanhã. É um técnico experimentado na mineração de diamantes. Que alegria e regozijo "Genosse Buio”!

    Luembe é o nome do rio que atravessa a concessão, que possui depósitos aluvionares, em forma de terraços e está na fase de produção piloto, prevendo-se para este ano atingir 60 mil quilates. Ainda em 2022, estão previstos investimentos no valor de USD 15 milhões.

    Emprega 108 trabalhadores, número que pode subir. O desafio passa por continuar com a investigação geológico-mineira na formação Calonda para o aumento das reservas e da vida útil da mina.

    A seguir, e a convite da Universidade Lueji A Nkonde, participamos de um colóquio apresentando um tema sobre o Sector Mineiro de Angola. A retroalimentação foi positiva. Mais um momento de aprendizagem. Os meus agradecimentos pela oportunidade. É sempre grato voltar a Academia!

    Fomos então para o acto central, que consistiu na inauguração da mina do Chinguvo, localizado no município de Chitato, uma associação entre a Endiama e empresários privados angolanos. É uma concessão aluvionar (formação Calonda e lezírias). Emprega 399 trabalhadores.

    Para além do investimento já feito (cerca de USD 65 milhões), a empresa prevê investir mais USD 15 milhões nos próximos dois anos. Apreciamos o investimento feito em equipamento de sondagem, exploração e tratamento.

    Os nossos parabéns ao investidor e aos demais parceiros no projecto!

    Para encerrar estas comemorações almoçámos com os trabalhadores mineiros deste Projecto.

    Ao deixar a Lunda Norte, quero agradecer a população da província e ao senhor Governador Muangala pelo acolhimento!

    Muito obrigado.

    Diamantino Azevedo

    Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás