"Gostaria de, em nome do MIREMPET, transmitir os nossos agradecimentos aos trabalhadores do offshore do Bloco 17 pelo esforço diário para garantir a estabilidade, especialmente, durante o momento mais difícil da pandemia da Covid 19”, disse o Ministro Diamantino Azevedo na mensagem a propósito do 20º aniversário do Campo Petrolífero Girassol, esta terça-feira, 12 de Julho, na sede deste Ministério.
Diamantino Azevedo que falava em entrevista concedida aos serviços de comunicação institucional da TotalEnergies referiu que o Girassol "é um marco importante não apenas para o MIREMPET, mas também para o Sector e para o país”.
De acordo com o entrevistado, o Campo Girassol contribuiu para a transferência de tecnologias, garantia de emprego e arrecadação de receitas fiscais. Falando da importância do Bloco 17, o Ministro referiu-se à estabilidade para a continuidade da produção petrolífera, à manutenção dos postos de trabalho, à participação da Sonangol e ao conteúdo local.
A entrevista circunscreve-se no âmbito de um documentário referete aos 20 anos de existência do Girassol assinalados a 4 de Dezembro de 2021 que a TotalEnergies está a produzir.
Para o mesmo fim, o Secretário de Estado do Petróleo e Gás, José Barroso, foi entrevistado no dia anterior. Intitulado "GIRASSOL 20 ANOS um mar de histórias” o documentário será lançado no dia 15 de Setembro de 2022.