A embaixadora da Índia em Angola, Pratibha Parkhar, foi, esta segunda-feira, 07.11, ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás para passar em revista a cooperação entre Angola e o seu país no domínio de recursos minerais (destaque para lapidação de diamantes) e petróleo.
Um acordo de geminação entre as cidades indianas de Surat e a angolana de Saurimo, importantes centros de lapidação dos dois países, está na forja. Durante o encontro, Pratibha Parkhar manifestou o interesse de empresas estatais indianas adquirirem Gás Natural Liquefeito (LNG) a partir de Angola.
O Ministro Diamantino Azevedo apresentou o interesse de Angola em ver a concretização de mais investimento indiano nos sectores mineiro, além do diamante e petróleo de Angola e vai partilhar as oportunidades de investimento em ambos os sectores, bem como sugeriu as entidades indianas a consultarem o website do IGEO para obtenção de informação mais pormenorizadas sobre as potencialidades geológicas de Angola.
Finalmente, as entidades concordaram que as partes devem trabalhar no sentido de organizarem em Abril de 2023, em Angola, um fórum para a promoção de investimentos mineiros e petrolíferos dirigidos especificamente a potenciais investidores indianos.
Por sua vez, Sophie Gladima, Ministra senegalesa do Petróleo e Energia, foi recebida quinta-feira, 03.11, pelo seu homólogo Diamantino Azevedo, tendo a conversa entre os dois governantes girado em torno da exploração petrolífera naquele país oeste africano.
Em Maio último, aquando da visita do Presidente Macky Sall a Luanda, o presidente senegalês pediu a Angola "cooperação técnica e científica no domínio dos hidrocarbonetos e energias", dado o facto de a exploração petrolífera ser recente naquele país.