Diamantino Azevedo recebeu, esta quinta-feira, 10, o CEO da Azule Energy, Adriano Mongini, para abordar sobre as actualizações das operações da empresa em Angola.
Durante o encontro, foram partilhadas informações sobre os principais projectos em curso e as perspetivas da operadora para o ano de 2025, considerado estratégico para o crescimento das suas actividades no país.
À margem da reunião, Hélder Silva destacou o papel de suporte do MIREMPET nas operações da empresa, tendo referido que o sucesso da Azule Energy em Angola está profundamente ligado à relação com a ANPG e com a Sonangol. "Fizemos uma actualização das nossas actividades no país e 2025 será um ano crucial, com o arranque de dois grandes projectos: o Agogo, que irá impulsionar o emprego e a produção nacional, e o Novo Consórcio de Gás (NCG), o primeiro projecto de Gás Não Associado no país ", explicou o Director de Assuntos Governamentais e Relações Externas da empresa.
Silva salientou que o NCG responde directamente a uma solicitação do Governo angolano e que todos os esforços estão a ser envidados para que os trabalhos comecem ainda este ano. Disse também que a petrolífera prevê iniciar a exploração de novos poços no Bloco 1/14, e possivelmente nos Blocos 46 e 47, o que reforça a sua presença e compromisso com o sector energético nacional.
Segundo o responsável, foi também prestada ao Ministro Azevedo a informação actualizada a sobre chegada do FPSO que será instalado no Bloco 15/06, o terceiro neste bloco e o quinto da Azule Energy em Angola, prevista para os próximos 15 dias, acrescentando que, inicialmente, serão efectuados os procedimentos de ancoragem, ligações e comissionamento, com a previsão de iniciar a produção ainda este ano.
" Quando tudo estiver pronto, celebraremos este marco com grande entusiasmo”, concluiu Hélder Silva.