O Ministro Diamantino Azevedo interagiu com jovens, no ISPTEC, durante o lançamento do "Projecto Criar", iniciativa da AECIPA (Associação das Empresas Contratadas da Indústria Petrolífera), esta terça-feira 31.01.23.
"Foi um momento agradável de interacção com os jovens que participam do projecto de estágios e que aproveitaram a minha presença para expressarem os seus anseios e pontos de vista sobre o país", disse o governante, para quem "o programa é uma mais-valia para os jovens, por dar aos licenciados habilidades para adquirirem competências necessárias, quando entrarem no mercado de trabalho".
A iniciativa da AECIPA, em parceria com o Centro de Formação Profissional "The Bindge Global", conta com o apoio institucional do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e da Sonangol. O projecto foi criado para o fomento da empregabilidade e demais oportunidades profissional para os jovens angolanos. O "Programa Criar”, virado ao desenvolvimento profissional para recém-licenciados, é de abrangência nacional e visa preparar jovens licenciados angolanos ao primeiro emprego, através de estígios, com a duração de seis, 12 e 18 meses, em empresas do sector petrolífero.
Actualmente, a AECIPA conta com 150 empresas que actuam nos sectores da banca, juventude, seguros e engenharia. O referido programa vai beneficiar, inicialmente, todos os recém-licenciados do ISPTEC.
O presidente da AECIPA, Braulio de Brito, avançou que estão abertas as inscrições. O centro prevê inserir, pelo menos, dois candidatos em cada empresa. O programa, explicou, é para o apoio complementar as políticas activas do Governo de inserção dos jovens na vida profissional.