Já funciona, desde 27 de Abril o Laboratório geocientífico do Lubango, Congenge, que à semelhança do Laboratório Central, em Lunda, passa a tratar as amostras geológicas da região.
O Ministro Diamantino Azevedo inaugurou, no mesmo dia, o Centro de Valorização de Rochas Ornamentais, um patrocínio do Reino de Espanha, cujo embaixador presenciou o descerrar da placa.
Acto continuo, o governante lançou a Brigada de Campo que se dedica a pesquisas geológicas na região sul de Angola. Composta por 14 integrantes, tem como responsabilidade fazer a prospeção geológica e assim fornecer aos futuros investidores informação necessária para a produção de minerais.
O governante afirmou que a juventude que compõe a brigada "marca uma época” e dela espera "aferir os resultados nos próximos 6 meses”. "O geólogo deve trabalhar no campo e não no gabinete" defendeu o governante acrescentando que "o período seco deve ser o da pesquisa de campo e o da chuva para as análises laboratoriais".
No quadro da Jornada do Mineiro, cujo acto central aconteceu no Lubango (27.04), o MIREMPET realizou, naquela cidade, a apresentação de resultados do PLANAGEO na região Sul, a assinatura de Memorando de Entendimento entre a Universidade Mandume ya Ndemufayo e o IGEO, apresentação do portal de notícias Angola Mining Journal (iniciativa da Bumbar Mining) e o lançamento do livro "Geologia Aplicada" da autoria de Américo da Mata Victorino. A Universidade Mandume ya Ndemufayo acolheu as actividades de sala, no período da manhã.
Em relação ao Memorando de Entendimento entre o IGEO e a UMN, Diamantino Azevedo declarou que espera "doravante, por contribuições dos académicos e dos geólogos, em vez das habituais reclamações de falta de cooperação". "Temos os professores, os estudantes, o Memorando, os Laboratórios e a Brigada de Campo", apontou, pedindo "mãos à obra".
Teresa Rosário e Manuel Ngola Carlos são, respectivamente, estudantes de Geologia e Engenharia de Minas, e consideram a intervenção do Ministro, na Universidade, como "uma grande aula", ao mesmo tempo que confirmaram estarem "preparados e ansiosos para o encontro com o Ministro, numa próxima visita”.