O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo procedeu, nesta terça feira, 28 /09/2021, no Soyo, o lançamento da primeira pedra para a construção da II fase da Unidade de Recepção e Distribuição de Gás (URDG) do projecto Falcão, que permitirá a instalação de equipamentos para o acondicionamento e manuseamento de líquidos, com capacidade de até 125 milhões de pés cúbicos por dia.
Fruto de uma decisão estratégica do Governo Angolano, o Projecto visa aumentar a utilização de gás natural em Angola e insere-se numa iniciativa mais ampla de desenvolvimento da indústria de gás natural no país, tendo como fonte de matéria-prima, recursos provenientes da exploração offshore de petróleo e gás natural.
Para Diamantino Azevedo, a recepcão proveniente das unidades de gás seco e húmido da fábrica do Angola LNG, irá possibilitar a distribuição do líquido tratado para outros projectos de natureza diversa, a jusante,
Durante a fase de construção, segundo o governante, perspetiva-se gerar mais de 300 postos de trabalho directos e indirectos, com impacto positivo a nível da comunidade local.
"Esta importante infraestrutura representa o sinal inequívoco da aposta do Executivo Angolano em criar as bases para o desenvolvimento racional dos recursos petrolíferos do país, permitindo iniciar a era da indústria petroquímica em Angola”, conclui o Ministro.
Ainda na cidade do Soyo, Diamantino Azevedo, testemunhou a assinatura do Protocolo entre a SOMOIL (Sociedade Petrolífera Angolana, SA) e o Instituto Médio Politécnico do Soyo (IMPS), para Apoio ao Desenvolvimento, Capacidade Técnica e Criatividade (ADCTC).
Inserido no seu Projecto de Responsabilidade Social para 2021, o instrumento jurídico rubricado tem por objectivo capacitar os estudantes finalistas, professores do IMPS e jovens na comunidade, para empreender com base na formação técnica recebida. Serão beneficiados pela formação 106 alunos finalistas e 35 professores do Instituto.
O Ministro visitou também as instalações da OPAIA, fábrica de fertilizantes em construção naquela cidade.