O Ministro de Minas e Recursos Minerais da República da Serra Leoa, Daniel Mattai, destacou a 22 de Outubro, na abertura da 3ª edição da AIMC 2025, o potencial da mineração africana e enfatizou a importância da cooperação e do desenvolvimento sustentável na indústria mineira do continente.
O dirigente ressaltou que os governos da Serra Leoa e de Angola têm trabalhado juntos para fortalecer a cadeia de valor da mineração em África, promover a industrialização e melhorar a vida dos cidadãos africanos. Mattai destacou igualmente a necessidade de investimentos responsáveis e modernização tecnológica na indústria mineira.
“Através de reformas profundas e inovações estratégicas, as nossas nações estão construindo mecanismos de governança e implementação que empoderam os cidadãos, e expandem oportunidades. Nós precisamos de unir forças com líderes africanos para eliminar barreiras, encorajar a beneficiação, adição de valor e criar a uma vantagem competitiva que posicione a África como um actor formidável na economia global”, referiu o Ministro.
A Conferência Internacional de Minas de Angola decorre sob o lema “Reforçar as Oportunidades de Investimento Mineiro a Nível Global em Angola” e visa discutir o futuro da mineração no país e no continente, reunindo especialistas, investidores e líderes governamentais para compartilhar experiências e identificar oportunidades de desenvolvimento.