• Ministro Confere Posse A Novo Administrador Executivo Da Sonangol


    Por delegação de poderes, o Ministro Diamantino Azevedo conferiu posse, esta quinta-feira, 01/02/, ao novo administrador executivo do Conselho de Administração da Sonangol, Belarmino Emílio Chitangueleca, nomeado ontem, 31/01, pelo Presidente da República.

    Durante o acto, o Ministro solicitou ao administrador executivo, "maior empenho na execução da Estratégia de Exploração e Produção de Petróleo para elevar, até 2027, a posição de operadora até no mínimo 10%. A Petrolífera pública nacional opera somente 2% da produção petrolífera.

    "É um desafio enorme para a Sonangol. Pedimos que (o administrador) traga uma dinâmica maior para o alcance desse desiderato", acrescentando que a situação de produção de petróleo no país regista um declínio e "precisamos de aumentar a prospecção e a pesquisa de mais recursos”, recomendou.

    O governante, pediu igualmente especial atenção à questão da distribuição de derivados de petróleo. "É preciso que se preste mais atenção aos problemas que vivemos relativamente ao aumento considerável e muitas vezes injustificado do consumo de derivados de petróleo no nosso país, sobretudo nas províncias fronteiriças.

    A refinação e a petroquímica também foram referidas pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás que quer celeridade na implementação dos projectos em curso.

    Por sua vez, Belarmino Chitangueleca promete trabalhar afincadamente para cumprir as recomendações do Ministro. "Embora venha do Upstream, conheço a casa", afirmou, clarificando aos jornalistas que a Sonangol tem já Estratégias, Projectos e Programas. "Vamos ver o que está traçado e nos empenharmos na concretização célere do que nos foi incumbido", concluiu.

    Testemunharam o acto os Secretários de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, e para o Petróleo e Gás, José Alexandre Barroso, assim como membros dos conselhos de administração da ANPG, SNL, ANRM, IGEO e IRDP.