Os Gestores de topo das instituições tuteladas pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás foram chamados, esta quinta-feira, 10, pelo Ministro Diamantino Azevedo para apresentarem o ponto de situação das acções e projectos constantes dos Planos de Desenvolvimento Sectoriais (Mineração e hidrocarbonetos) vertidos no PDN2023-2027.
Por ordem sequencial, seguido de comentários e debates, foram feitas apresentações da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), do Instituto Regulador de Derivados de Petróleo (IRDP), da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (SONANGOL), da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), do Instituto Geológico de Angola (IGEO), da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA) e da Sociedade de Comercialização de Diamantes (SODIAM).
No final, o PCA da Sonangol considerou a reunião de "muito importante", pois permitem medir a materialização do que está planificado e encontrar, em sede da gestão do sector, os melhores caminhos.
Sebastião Martins considera que "o grau de progresso é bastante positivo", embora haja "necessidade de se acelerar em algumas áreas, para concretizar os projectos que nos propusemos implementar até no final do mandato”.
Quem igualmente acredita "estar no caminho certo" é o Administrador Executivo da ANRM, João Chimuco, que espera "atingir a meta até o final do período definido”.