A reunião com Martim Rapaport, Presidente do Grupo Rapaport, aconteceu a 11 de Junho, na sede da empresa, em Nova Iorque, EUA, com o objectivo de impulsionar a promoção do diamante angolano.
Durante o encontro, foram exploradas oportunidades de cooperação para reforçar a promoção e valorização do diamante angolano no mercado internacional, com foco na transparência, ética e posicionamento competitivo.
A Rapaport é uma referência global na indústria diamantífera, reconhecida pelo seu índice de preços (Rapaport Price List), pela plataforma de comércio RapNet, uma das maiores redes mundiais de compra e venda de diamantes, e pela sua actuação em defesa de práticas comerciais responsáveis.
Esta iniciativa reforça o compromisso de Angola com a transformação do sector diamantífero e a atracção de investimento para toda a cadeia de valor do diamante nacional.
MIREMPET E GIA ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO
O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, no mesmo dia, assinou com o Instituto de Gemologia da América (GIA) um Memorando de Entendimento que estabelece as bases para uma futura cooperação em domínios da formação em gemologia, classificação de diamantes e serviços relacionados com práticas transparentes de comércio de diamantes em Angola (proveniência/rastreabilidade).
Fundado em 1931, o Instituto Gemológico da América (GIA), maior autoridade mundial em diamantes, pedras coloridas e pérolas, é um instituto de utilidade pública e sem fins lucrativos e a principal fonte de conhecimento, padrões e educação em gemas e joias.