O dia 12 de Dezembro ficará gravado na mente de centenas de crianças da comunidade de Macala Sede, arredores de Moçâmedes, que trocaram salas de chapas de zinco por uma escola condigna. "Trocámos sombras das chapas, ventos e poeiras do deserto por uma escola digna com que sempre sonhamos ter", disse, em jeito de agradecimento a adolescente Luzia Jamba, 15 anos, frequentando a sexta classe na escola inaugurada pelo Ministro Diamantino Azevedo, em companhia do Governador Archer Mangueira.
"Estudem muito mais do que já têm feito até agora, para que sejam adultos inteligentes e que contribuam para o desenvolvimento do país", disse o governante que, a seguir, anunciou que "o IGEO vai fazer um furo de água para a escola" e suprir essa necessidade, que é atendida, por enquanto, por um carro cisterna.
Através da voz de Luzia, os alunos prometeram "cuidar da escola para que atenda também os irmãos mais novos".
A escola, patrocinada pela Associação do Bloco 15, possui 7 salas, 10 wc, dos quais 8 para alunos, e área administrativa. Segundo depoimentos de alunos e professores, "põe fim a 11 anos de aulas em salas improvisadas de chapas de zinco".
Antes, o Ministro Diamantino Azevedo e o Governador Archer Mangueira visitaram o espaço em que os associados do Bloco 15 vão construir outra escola de 8 salas de aulas, no Bairro Bela Vista, comuna do Forte Santa Rita, arredores de Moçâmedes.