• Ministro Apela Academia A Debater Transição Energética


    "A promoção de todas as iniciativas deveria começar com a realização de conferências nacionais, envolvendo as universidades para discutir e enquadrar matérias como energias renováveis e transição energética nos seus programas académicos”. Defendeu, esta segunda-feira, 19 de Junho, o Ministro Diamantino Azevedo, quando procedia a abertura do Workshop sobre "Sustentabilidade Ambiental na Actividade Petrolífera Rumo à Transição energética”.

    O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, justificou que "no novo paradigma das sociedades, ninguém deve ficar atrás e muito menos a academia, visto que temos que ser audazes, perspicazes e proactivos”.

    Discursando perante a Reitora da Universidade Católica de Angola (UCAN), responsáveis da ANPG, Sonangol, de emp+resas operadoras petrolíferas, docentes e estudantes o governante disse que sentir-se-ia satisfeito "se a academia angolana, no geral, e a Universidade Católica de Angola, em particular, tomassem iniciativas direcionadas à formação de quadros nas áreas das energias renováveis e, quiçá, formar parcerias com empresas nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projectos científicos e de inovação tecnológica”.

    Por sua vez, a Reitora da UCAN, Maria da Assunção, saudou a iniciativa que congregou "figuras de renomadas instituições com experiência aprovada e comprovada, nas respectivas áreas de intervenção”, com uma ligação directa ou indirecta à temática da segurança ambiental.

    "A importância dos planos de contingência contra derrames de petróleo” foi o tema da prelecção feita pelo Director Nacional de Segurança Industrial, Emergências e Ambiente (MIREMPET), Manuel Xavier. A ANPG, a Sonangol bem como as principais companhias do Sector do Petróleo e Gás que operam em Angola também apresentaram prelecções no Workshop sobre a "Sustentabilidade Ambiental na Actividade Petrolífera Rumo à Transição energética”, uma realização do Governo de Angola, por intermédio do MIREMPET, e da Universidade Católica de Angola